terça-feira, 25 de maio de 2010

Deus vs Religião

Como o primeiro tema foi política e futebol, faltou religião, então aqui vai...

Uma enormidade de denominações e modos de louvar, de exercer sua fé, surgem a cada dia. São cada vez mais dogmas, rótulos e formas de pagamento. E aí fica a dúvida: o que Deus tem a ver com isso???

Diversos movimentos tentaram e alguns ainda tentam uma "adoração" universal, ser ecumênico requer acima de tudo o que um amigo definiu como tolerância humilde, uma tolerância não de paciência, mas de aceitar a opinião do outro e por vezes é melhor que a nossa.
A maçonaria chama Deus de "Grande Arquiteto do Universo", que é uma citação da bíblia, mas que como idéia faz muito sentido.

Deus é, como idéia o criador original, é quem fez tudo e inclusive nos deu vida e conhecimento, que para alguns filósofos, como Descartes, representam espírito e alma, respectivamente.

Se Deus nos deu a vida, a manutenção da mesma é um ato de reseito ao criador, certo? Como respeitar a Deus então???

Thomas Hobbes em seu livro Leviatã, reflete sobre o homem como lobo do homemm quando com plena liberdade para agir e que é necessário um acordo, um contrato social, onde abrimos mão da liberdade ilimitada para conseguir segurança e paz.
Heráclito, filósofo da Grécia antiga, tinha pensamento similar a este, onde a paz não se dá pela boa vontade, mas sim pelo equilíbrio das tensões esse seria no meu ver o "acordo".
Bom se para preservar a minha vida é preciso não ameaçar a do outro dentro destes pensamentos e dentro de tudo que se ouve amar ao próximo, não resolveria? O amor ao próximo está de diversas formas em todas as religiões antigas. Lógico que trabalhos para o mal, amarração, vudus etc etc são um caso a parte e desconsidero como sendo de Deus, mas no geral se isso acontece, estaremos em paz com que nos deu a vida e não temos o porque forçar uma ideologia própria podemos conviver em paz, preservar a vida.

Quanto à religião, Durkeim define como: "Uma religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunicada moral chamada igreja, todos aqueles que a ela aderem."
Além de adorar a Deus é adorar as "coisas" de Deus, seu livro, sua imagem e seus objetos, como muro, caminhos etc.

Bom se existe algo contra esse Deus aliás é o autoritarismo ideológico de cada religião que forma hoje nossa sociedade. Guerras e mortes por Deus são uma ameaça enorme, por que crença, cada um tem a sua.
O que foge a isso é o como os religiosos atuam e por isso essas guerras e essas mortes. Manipular o pensamento em nome de Deus é uma arma poderosa e muito usada e não são só os homens bomba, na Irlanda os católicos romanos e protestantes, aqui temos até caso de dinheiro na cueca que se é de político é sacanagem e corrupção, mas quando é um pastor ou bispo é perseguição ou foi o demônio que fez isso... Esse dinheiro que não traz esclarecimento, vide o exemplo de um personagem famoso, o Kaká e seu apoio cego aos bispos no escândalo da Renascer em situação parecida com a que citei acima.
Viv uma triste experiência na mesma Renascer quando conversando com os bispos responsáveis por transmissão sobre atendimento via satélite de TV para seus membros, usou-se a expressão clientes para denominar os fiéis e ainda me disseram que Deus ia liberar um espaço no sátélite para eles... acho que entendo o que quer dizer o uso em vão do nome de Deus é mais ou menos desse jeito.

Não tenho preconceito contra nenhuma denominação ou crença e sei que pessoas ruins existem em todos os meios e em muitas funções, mas brincar com a fé eu acho um absurdo.

Dogmas, regimentos, estrutura são importantes para se congregar com outros que possuem nosso mesmo modo de crer, é como o contrato social de Hobbes para que convivamos em paz. A fé a esperança que a religião propõe é importante para quem procura um sentido para a vida, entender ou aceitar o que nos fogem ao conhecimento e ao controle, mas religião como manipulação, os chamados falsos profetas, é como ferir o que Deus nos deu, a vida e deu vida em abundância.

Vamos viver, vamos crer e principalmente vamos respeitar a todos, mesmo que não concordemos, não precisamos concordar, mas respeitar, amar no sentido mais simples, vale mais que qualquer teoria.

Quem sabe um dia a guerra santa deixa de fazer sentido...

2 comentários:

  1. Raffa, o texto é muito bom! Bem filosófico e mostra o que Deus pode realmente representar em nossas vidas! Mas é necessário este pensamento reflexivo sobre o assunto. bjs

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rafael
    Gostei do artigo. Parabéns. Esse é um assunto com o qual me ocupo nos meus estudos e reflexões. A fé e a razão precisam estar lado a lado, quando tratamos das questões religiosas. Se não for assim, corremos o risco de nos afastar da verdade.
    Oswaldo R Campiglia

    ResponderExcluir