quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Marcas na nossa vida


Há dois dias a maior marca na minha vida aconteceu, o meu filho Arthur nasceu!



Mas muitas são as marcas que delineiam nossa caminhada, algumas sutis, muitas dolorosas, diversas emocionantes, felizes, angustiantes etc etc

Mas três breves histórias me vieram a mente e queria compartilhá-las e no fim juntar as três e ver o que fica:

História 1: marcas negativas - Autor desconhecido
"Quando menino eu era traquinas, rabugento, respondia a tudo que me dissessem e não contribuía, absolutamente, para que nossa casa fosse um paraíso. Muito pelo contrário!

Meus pais me aconselhavam com paciência infinita e com muito amor sem que eu, entretanto, seguisse os seus conselhos.

Um dia papai me chamou para conversarmos. Eu tinha feito diabruras de toda espécie e pensei que ele tinha perdido a paciência e ia, ou dar-me uma surra, ou um castigo e uma repreensão.

Ele, todavia, não fez nada disso. Não parecia aborrecido e simplesmente me disse:
- Filho, eu percebo que você não tem ideia de como é a sua conduta. Mas pensei em algo que poderá lhe mostrar isso muito bem. É uma brincadeira, mas poderá lhe ajudar muito. Venha comigo.

Levou-me à sua improvisada oficina de trabalho. Lá dentro falou-me: Veja tenho aqui uma tábua nova, lisa e bonita. Todas as vezes que você desobedecer ou tiver uma ação indevida, espetarei um prego nela.

Pobre tábua! Em breve estava crivada de pregos! Mas, a cada vez que eu ouvia meu pai batendo o martelo, sentia um aperto por dentro. Não era só a perda daquela tábua tão bonita, aquilo era, também, uma humilhação que eu mesmo me infringia.

Até que um dia, quando já havia pouco espaço para outros pregos, eu me compadeci da tábua e desejei de todo o coração, vê-la nova, bonita e polida como era. Fui correndo fazer essa confissão a meu pai e ele, fingindo ter pensado um pouco, me disse:
- Podemos tentar uma coisa. De cada vez que você se portar bem, em qualquer situação, eu arranco um prego. Vamos experimentar.

Os pregos foram desaparecendo até que, ao fim de certo tempo, não havia nenhum! Mas não fiquei contente. É que reparei que a tábua, embora não tivesse pregos, guardava as marcas deles."

História 2: Tatuagem - Chico Buarque

"Quero ficar no teu corpo
Feito tatuagem
Que é prá te dar coragem
Prá seguir viagem
Quando a noite vem...
E também prá me perpetuar
Em tua escrava
Que você pega, esfrega
Nega, mas não lava...
Quero brincar no teu corpo
Feito bailarina
Que logo se alucina
Salta e te ilumina
Quando a noite vem...
E nos músculos exaustos
Do teu braço
Repousar frouxa, murcha
Farta, morta de cansaço...
Quero pesar feito cruz
Nas tuas costas
Que te retalha em postas
Mas no fundo gostas
Quando a noite vem...
Quero ser a cicatriz
Risonha e corrosiva
Marcada a frio
Ferro e fogo
Em carne viva...
Corações de mãe, arpões
Sereias e serpentes
Que te rabiscam
O corpo todo
Mas não sentes..."

História 3: Cantares 8:6-7
"Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam."

Marcas que causamos, marcas que gostaríamos de marcar e marcas que mudam a vida, assim que vejo as três histórias respectivamente.
Na primeira marcas que impreterivelmente fazemos e recebemos, por momentos impensados ou mal-expressados ou algo do gênero, nosso dia-a-dia, que magoa, que se supera, mas que dói em quem fez e em quem recebeu. Como é sempre bom exemplificar, tenho uma marca muito forte que fiz e que dói em mim até hoje, estava jogando vídeo-game na praia quando meu primo mexeu no jogo que estava fissurado, minha reação foi imediata: "Bruno agora você passou dos limites", até então não percebi nada e era tudo normal, mas a noite meu tio e pai do Bruno, Vander me chamou e me lembrou a cena e vi o quão agressivo fui com uma criança de 5 ou 6 anos na época, por algo tão fútil. Meu primo havia ficado triste, não entendera o que houve e após a conversa me bateu um arrependimento enorme, que sinto até hoje.
A segunda é muito da paixão, do egoísmo, do ciúmes, queremos ser parte de alguém para que essa pessoa não nos esqueça, mostra uma insegurança, tudo o que vemos e fazemos para nos "eternizar" em alguém. Lembra a música do Roberto Carlos, Detalhes, que mais que uma música é uma praga: "Não adianta nem tentar me esquecer".
A terceira é a mais pura e completa, o que vai no coração, também um pouco de insegurança, mas a marca não é só uma tatuagem sobre a pele, é algo profundo, é no coração. Este versículo eu e a Dâmaris usamos no nosso convite de casamento e ficou muito marcado na minha vida, casamento aliás que era a marca ou marco mais importante que vivi até esta terça-feira 10/08/2010.

Às 7:40 da manhã a Dâ avisa: "acho que a bolsa rompeu!". Ligamos para o médico, vamos ao hospital e a obstetra confirma o rompimento, cirurgia marcada para as 11h, muita incerteza, muita emoção, muuuuuuuuuuita espera e começa o procedimento de mudança de estado, deixava de ser filho e passava a ser pai! E o Arthur nasceu: pequeno, perfeito, lindo, tudo mais de bom que possa passar na cabeça de um pai. Veio ao mundo as 12:34 com 49,5 cm e 3,410 kg, já no centro cirurgico abriu o olhinho para ver o que estava ao seu redor...lá estávamos Dâ e eu, emocionados e apaixonados por aquele bebê fruto de um grande amor que vivemos até agora.

Sabemos que ele vai marcar muitas vezes mais a nossa vida, gostaríamos de ser tatuagem, de evitar os pregos, de tudo das marcas acima, mas agora cabe a nós três contruir essas novas histórias!

2 comentários:

  1. Pense também que o nascimento do seu filho vai perpetuar as suas vidas... Vocês vão tatuar nele seus valores, suas convicções e tudo o que de mais precioso existe em você e na Dâmaris. São as jóias que vocês receberam como herança de seus pais e seus antepassados.

    ResponderExcluir
  2. Vocês tem tudo pra transformar um Arthur em uma grande pessoa, assim como você e a Dâmaris são. E se por acaso ele for espoleta igual você, não se preocupa e sempre olhe o lado bom:

    - Uma criança hiperativa provavelmente será um excelente atleta;
    - Uma criança que não pára de falar pode ser um grande político, orador, comunicador;
    - Uma criança respondona como você foi, se bem educado como Tio Giba e Niã o fizeram, dará ao Arthur a possibilidade de ser tão independente e bem sucedido desde cedo como você é;

    Tenho certeza que o Arthur será um excelente garoto, pois eu como primo já aprendo demais com você, imagina seu filho!!!

    Sorte! Pode contar com o Tio!

    ResponderExcluir