segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Corinthians e Ronaldo, nem tudo a ver

Bom minha preferência sempre foi assuntos polêmicos e essa semana que passou mostrou um importante, Ronaldo vs torcida e como desfecho a aposentadoria.

Quando falo em vs não era para ter um embate real, como os sem cérebro da Rua São Jorge (uma facção ainda pior que a Gaviões) fizeram contra os jogadores, mas sim do apelo em todos os lugares pelo basta de Ronaldo como jogador, ao menos no Corinthians.

Se aposentou no mínimo com um ano de atraso, mas isso não afeta nada a imagem que ficará desse craque, mas ele fez meia diferença pelo Corinthians na minha opinião.

Quando ao final do primeiro semestre de 2009, sairam Douglas, André Santos e Cristian, o que na época foi chamado desmanche, o Corinthians se enfraqueceu e nem brigou pelo Brasileirão daquele ano. Além de comprometer a Libertadores de 2010, claro que pesou também a desastrosa partida contra o Flamengo no Rio, essa liderada por Ronaldo.

Em todos os jogos ele pode ter um lampejo, mas ele não corria 10 metros, seu físico piorava a cada dia e prejudicou mais do que ajudou no balanço de 2 anos.

Neste último Corinthians e Santos, mais uma vez vencido pelo Corinthians, algo do time de 2009 apareceu. O Ralf jogou como Cristian, o Fábio Santos como André Santos, o Morais como Douglas (inclusive errando muitos passes igual a ele) e o Liedson jogou como Liedson e fez um gol de Ronaldo, pois o Ronaldo em nenhum dia aqui correu como tal e foi isso que deu certo, não um gênio em disponibilidade e sim um bom atacante em campo.

Só que ele é o Ronaldo, seu lampejos vão para o estoque, mais pelo ídolo que é e tudo que já fez do que por qualquer coisa extra (um passe ou um gol), e a cada um era ainda mais idolatrado. É como aplicar dinheiro em uma poupança, qualquer um vai achar um absurdo, taxa baixa etc, mas para quem tem R$ 500 milhões aplicado dá quase 5 milhões mês, ter crédito pesou e muito (essa é a fortuna estimada dele).

Ele trouxe projeção de mídia em um nível nunca antes visto e era remunerado por isso. Mas muitos agiam como nós devessemos agradescer a ele por vestir a nossa camisa, mas não somos patrocinadores, somos um time não ganhamos campeonato qundo ele faz um comercial "ganhamos" que some na mão dos inumeros empresários amigos do Sanches ssim como o Kia.

Na "era" Ronaldo ganhamos um paulista (já tinhamos 25) e uma copa do Brasil (a nossa primeira nesse formato sem os times da Libertadores, ou melhor, mais fácil), ganhamos muito pouco para uma folha salarial tão alta, por nos gabarmos de ter um grande time e elenco, mas só tivemos Ronaldo, para mim é pouco, porque não torço para nenhum jogador, torço para o Corinthians, assim como não torço para nenhuma torcida.

E nós que nos orgulhamos de ser corinthianos, maloqueiros e sofredores, estamos perdendo a identidade, a frase "não torço por vitórias, torço para o Corinthians" está sendo banalizada por Ronaldo e diretoria, ela está muito vaga, pois o Corinthians é raça, é paixão e não fazer média ou virar "business" como diria o Mário Gobbi. E nesses últimos tempos o Corinthans foi menos Corinthians.

Em resumo, se o Pelé colocar a camisa do Corinthians, será o maior jogador que já vestiu nossa camisa, mas nem por isso vai ser o que melhor jogou aqui, assim como o Ronaldo não foi. Foi melhor que o Marcelinho? Que o Tevez? Ou Rivelino, o Ronaldo goleiro, o Neto? Claro que não, eles viveram seus grandes dias no Corinthians, não foi o caso do Fofômeno.

Obrigado pelos dias de futebol que nos mostrou em toda sua carreira Ronaldo e foi sim emocionante lhe ver jogando em 2009, pena que um dia tudo acaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário