sábado, 9 de outubro de 2010

De quem é o interesse????

Política vem da Polis Grega lá o Senado definia o caminho da civilização que estava estruturando as grandes sociedades que temos hoje, composta por alguns pensadores e muitos influentes.
Desde daquela época a corrupção e a política andam próximos demais pelo simples motivo que sua decisão pode interessar a alguém... E como se diz popularmente "tudo tem seu preço".

No Vaticano andando pela #capelasistina o que mais me impressionou foram as estátuas dos políticos, uma ao lado da outra com cabeças e mãos cortadas. O que significava? Basicamente o político antecessor havia sido um corrupto, por isso estavam na situação de dificuldade atual e para superar esse passado cortávasse a imagem (cabeça) assim como os instrumentos da corrupção (as mãos).

Logo isso não é um problema do Brasil, qual o grande problema do Brasil então, neste sentido??? Nós, ao invés de cortar a cabeça e as mãos, votamos de novo neles!!!
Este símbolo é um conformismo e uma passividade que mostra um povo sem esperança, sem horizonte e assim muito fácil de ser controlado.

Tudo lembra muito 1984 livro do #georgeorwel, livro sugerido por um grande chefe que tive Ricardo Pereira, muito inteligente, e que usava esse livro como referência do que vivemos hoje em dia, quem não leu recomendo (o Google Street View está nos aproximando disso...), nele o partido que governa domina toda informação e suprimentos, logo a população totalmente controlada, sofre passivamente por toda a vida. Quem não se adequá acaba desparecendo e ninguém lembra depois de um tempo... Vide o prefeito Carlos Daniel de Santo André...

Mas agora está sem limites os lobbies que estão fazendo, vou citar três que me incomodam muito e um caso que saiu no jornal, mas que como envolve a polícia é sempre temeroso explorar.

O primeiro é da mudança da velocidade na 23 de maio assim como diversas outras vias. Os números divergem, mas estimasse que o gasto total por placa de rua mudada é de R$ 6.000!!!!!!!!!!! E por que mudou??? Pois o número de acidentes na avenida aumentou, logo até poderia fazer sentido, o que não faz é que é nos horários de pico de trânsito, quando ninguém atinge a velocidade máxima, só as motos que não tem regulamentação e ficam no "corredor"que nada mais é do que a faixa de separação de pistas, não era para ter ninguém ali. Ajustar os radares também ajuda uma turma!!! Fora que vai ter um período pós mudança que vai ter umas multas a mais para os esquecidos!!! Ótima mudança, não para a população, mas tem gente se divertindo com isso.

O segundo é sobre as cadeirinhas infantis. Como segurança é válida a medida, mas para quem tem 3 filhos, precisa de 2 carros agora? Existe carro popular e cadeirinha popular??? Sempre é bom esclarecer que o cinto do meio, se não for de três pontas (aquele que vem de cima e prende embaixo) não pode usar...
E o que motivou isso é que as crianças podem ser estranguladas se não estiverem com o cinto na altura do peito, o que só ocorre com a cadeirinha... será??? E se as montadoras fossem obrigadas a colocar um cinto ajustável para atender adultos e crianças???? Assim o problema se resolve na origem!!! E para os carros usados um modelo mais acessível de cadeirinhas com ajuda de um banco no financiamento para quem precisar... Aí parece razoável.

O terceiro para mim é de longe o pior... Por que mudar as tomadas??? Para segurança das crianças, claro que não dá par colocar o dedo tão fácil quanto... Mas para colocar aquelas tomadas com conversor na ponta, aquela caixinha maior, não entra direto de jeito nenhum, mesmo sendo o mesmo formato, filha da mãe quem conseguiu esse lobbie!!!!! agora quem compra um ap novo precisa de um estoque de adaptadores... E alguns aparelhos eletrônicos ainda são vendidos em padrões antigos pqp.... Nosso modelo de tomada é um dos mais simples do mundo pois aceitava conector chato e o redondinho, por que mudou???? Bom está aprovado e acho difícil de voltar ao que era...

E a historinha é triste e perigosa... os donos das empresas de segurança são em geral pessoas do alto escalão da polícia ou ex-policiais. Bom, a função deles é fazer isso com salário pago pelo governo e se deixarem de fazer abrem mais mercado para empresas de segurança, o que vale a pena nestes casos? Bom finalmente o exemplo das raposas tomando conta das galinhas... Isso deveria ser proibido por lei por ser um baita conflito de interesses, mas quem peita a polícia, veja um caso de terror que a própria polícia fez no Guarujá para se "vingar"...
http://www.jt.com.br/editorias/2010/05/19/ger-1.94.4.20100519.9.1.xml

Vejam que a matéria é de maio de 2010, não está tão distante assim...

Bom resumindo, corrupção e corruptíveis sempre haverão, na política, no trabalho, eu e você se tivermos algum desvio moral e que pode ocorrer com qualquer um... O problema é a impunidade e a justiça no Brasil é o que eu vejo de mais "adequado" para a manutenção deste sistema, pois além de moroso é arbitrário e corporativista, enquanto não houver uma significativa mudança em como o estado julga as coisas, que junto com a segurança deveriam ser os papeis fundamentais do estado, leiam O Leviatã de Thomas Hobbes, onde abrimos mão (os indivíduos da sociedade)por paz e segurança, pois se não prevalece a frase que "o homem é o lobo do homem" que é do Hobbes mesmo.

Enquanto isso não instruir a população garante a manutenção de Lula, Dilma, Collor, Maluf, Quércia, Mensalão, Dinheiro na Cueca etc, mas enquanto não tiver justiça, não vai sobrar dinheiro para educação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário