domingo, 2 de janeiro de 2011

mais um ano ou um ano novo?

O que muda do dia 31/12 para 01/01? É um novo dia como todo novo dia, não é? Psicologicamente não...

Lógico que não sou um especialista, mas li algumas coisas sobre mitos e comportamentos que ajudam a entender um pouco essa questão...

Um dos grandes mitos sociais é o mito do herói. Afinal herói que é heró mesmo, sofre, perde, quase morre ou até morre, aprende, se aperfeiço, melhora e depois volta para salvar o mundo e ele tem que passar por isso infinitas vezes.

Holywood ama isso vide Rambo, Duro de Matar, Roque, Chuck Norris, Matrix etc etc. Até onde sei só Jesus passa só uma vez pelo sacrifício e seria isso o que o torna diferente de qualquer outro ícone, psicologicamente falando, pois ele virou Deus e ponto final.

E o ano novo? O fim ou a morte de um ano, traz consigo a esperança da vitória no ano seguinte, como se o próximo ano fosse o herói, afinal o ano que se finda passou por todo sofrimento, dificuldade e algumas vitórias até, mas no renascimento, tal qual a Fênix, virá mais imponente que nunca e é por este anseio que esperamos...

Isso é muito saudável, talvez até fundamental, para que nossa mente creia em um dia melhor, com um futuro melhor. Assim como esperamos as férias para nos revigorar, a virada de ano vem para nos trazer mais ânimo, nos motivar.

Mas para isso além da esperança é preciso que se faça novos planos, busque-se novos objetivos, costruam-se novos sonhos e acima de tudo precisamos de uma nova atitude para que esta mudança de dia, realmente mude nosso viver, caso contrário ficará no simbólico, no mito, assim tudo será como antes e o cotidiano que já é difícil de aceitar será permanente.

Que neste 2011 nossa atitude mude para melhor, que esta motivação por um ano novo entre na nossa cabeça e no nosso coração para que sejamos a cada dia mais felizes!

FELIZ ANO NOVO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário