sábado, 25 de dezembro de 2010

O Natal e o dia 25 de dezembro...

O período de desarmar a alma, pregar o amor ao próximo, se reaproximar das pessoas, trocar presentes, ceiar em família, tudo isso é fruto do símbolo que o Natal representa. Todos sabem, mas poucos têm citado que Natal nada mais é que o nascimento do cordeiro de Deus, aquele que veio ao mundo para nos livrar dos pecados e que pregou o amor na sua mais pura forma durante os 33 anos de vida.

Este símbolo é muito forte, de Deus pai sacrificando o seu filho primogênito para o bem da humanidade que como disse Jesus em relação a nós: "perdoa-os Pai, eles não sabem o que fazem".

Consta na Bíblia a arca de Noé como primeira e última vez que Deus "atacou" sua criação, pois somos maus por natureza e isso desagradava a Deus. Deus ameaçou fazer o mesmo uma segunda vez, mas dessa vez Moises clamou por nós, pois o próprio Deus dissera que não mais atentaria contra sua criação, mas Móises, assim como boa parte do povo de Deus que saiu do Egito não entrou na terra prometida.
Mas quando Deus manda seu único filho, ele se faz homem, nos entende e o nosso vínculo se torna então definitivo e mais forte, pois o trino Deus é mais forte que a dualidade de Pai e Espírito.

Mas e o dia 25 de dezembro??? Bom alguns podem achar que estou louco, mas a data não está na Bíblia e os relatos de situações do entorno do nascimento de Jesus torna a data algo como Outubro... como assim???????????

Também é sabido que o Cristianismo que temos hoje vem da estrutura desenhada em 325DC, do Concílio de Nicéia, realizado na época de Constantito I, onde se definiu alguns conceitos e doutrinas.
Assim como hoje no Brasil temos um mistura de Cristianismo com outras religiões, na época deste concílio o Paganismo era muito forte e seus símbolos com a entrada do Cristianismo acabariam por se perder. Uma das importantes festas Pagãs, realizada no dia 25 de dezembro, para não se perder, passava a representar o nascimento do Salvador. Me perdoem a comparação mas o símbolo que esta festa representava fica bem com esse nascimento... vou explicar...

A astronomia sempre fez parte das culturas, desde as mais primitivas e muitos dos astros e estrelas eram como Deuses, assim como eventos astronômicos são marcas importantes do ano e eram muito celebrados.
Temos 4 datas em pontos específicos do Sol em relação a terra que são significativos... Dois solstícios e dois equinócios. Os solstícios: são a maior noite versus o menor dia e o maior dia versus a menor noite e os equinócios é quando há o equilíbrio.

No hemisfério norte o menor dia versus a maior noite (no sul é o inverso) cai no dia 25 de dezembro e é uma grande festa chamada de dia do Sol invencível, pois a partir daquela data o Sol começa a prevalecer contra a Lua ou a luz contra as trevas e acho que simbolicamente é ótima a relação com a vinda de Jesus, que veio nos trazer a luz.

Que esse e todos os outros Natais possam trazer sempre um nova luz às nossas vidas e que o amor seja maior que os problemas, as diferenças e os preconceitos, feliz Natal a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário