quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Batismo e seus significados

Um momento emocionante que vivemos a alguns meses foi o batismo do Arthur, juntar amigos e parentes em uma cerimonia cheia de significados e para minha surpresa, distintos para cada um.
Mas por que a surpresa? Era de se esperar certo? Sim, mas não lembrava das particularidades e por isso resolvi escrever sobre o assunto explicando um pouco do que é o Batismo e como algumas religiões o interpretam.

Primeiramente vale separar o que é crença (Teológico) e o que é natural (Antropológico).
O Batismo no sentido antropológico é a necessidade inata do ser humano de uma ligação com o divino e o Batismo é a figura dessa iniciação. Tipicamente de sangue mostra a força da ligação esperada. Desde da cultura egípcia e greco-romana, esses ritos foram registrados e é uma marco fundamental para essas culturas, a idade varia, alguns na infância, outros na idade adulta. As tribos indígenas tem ritos similares ainda hoje e variam na idade como os antigos. Mas o importante é que o sentido é o mesmo e é o mesmo inclusive do que o teológico possui, mas ele é mais "livre".

No sentido teológico entretanto ele tem um significado secundário, além da ligação com Deus, existe uma mensagem atrelada.
O Batismo judaico é de sangue, é o primeiro cumprimento da Lei que o judeu vive, atendendo à circuncisão. A circuncisão é uma herança das culturas egípcias e grega, os mulçumanos também fazem.
No sentido de saúde a circuncisão é um higienizador natural, feito no 8 dia de nascimento e assim evitando doenças e outros problemas. Vale lembrar que Cristo foi cincuncisado conforme a Lei, acho que essa prática é saudável, apesar de eu não ter feito e nem meu filho.

João Batista ao batizar nas águas traz um outro sentido atrelado e algumas variações, no meu ver super valorizadas pelas denominações, mas entendo que secundário.
A água simboliza a vida e a passagem que mostra uma ligação de Deus com a água se encontra logo no principio de Gênesis 1:2 "A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas".
Deter a água era sinônimo de poder, era quase divino e quando se faz o Batismo nas águas é como se dar a vida, para alguns renovar.

O mais comum é o Batismo por asperção como fazem católicos e a maioria dos protestantes (exceto batistas), sendo simbólico o uso da água usando o derramamento como forma e em geral feito em crianças.
Aqui uma diferença grande de sentido entre católicos e protestantes aparece.
O católico entende que a criança antes de ser batizada não tem alma e essa ligação com o Deus que paira sobre as águas é que alimenta com a alma a criança.
Para o protestante o batismo é o compromisso dos pais com a sociedade de criar os filhos nos caminhos de Deus, nas veredas da Justiça e da Verdade.

Para os Batistas a conotação do batismo é uma reprodução do passado por Cristo, precisa ser por imersão e é feito quando o fiél decide estabelecer esse elo com Deus, no caso de católicos e outros protestantes esse compromisso se dá respectivamente na crisma e na profissão de fé.

Em suma todos são importantes e inerentes ao ser humano. Cada um com seu modo e forma representam um elo com Deus e para todos uma marca e um marco fundamental no desenvolvimento e evolução de cada um.
É importante respeitar a diferença e saber que todos tem um sentido, mas que a forma é menos importante que o fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário