segunda-feira, 11 de junho de 2012

Trânsito, até quando?

Recordes de tráfego nas vias se superam semanalmente, por greve, por chuva, na verdade simplesmente por excesso de veiculos e falta de planejamento urbano. Solução em vista? Redução do IPI para os automóveis, ou seja, que se lasque o trânsito absurdo, vamos enfiar mais carro onde não cabe, para manter o emprego da industria automobilistica, será que não dá para mudar nada?

 
Trânsito Noturno em Sampa

Bom eu acho que sim e tenho algumas idéias, sei que muitos tem alguma sugestão. Tive uma palestra da FVG há alguns anos, sobre inovação, em que se sugeriu que quem deveria se responsabilizar pelas sugestões e ações eram as próprias fabricantes, quer vender mais carro, me fala como vai rodar a cidade e pode. Acho que todas idéias, inclusive essa, deveriam ser analisadas, pois alguma mudança é necessária. 

Primeiro ponto é a necessidade de melhoria e ampliação do transporte público, mas não essa que temos hoje que corre atrás do rabo tentando sanar problemas por falta de ações do passado, mas parar e definir como será daqui a 20 anos, migração para melhor distribuição demográfica, integração entre cidade via trens, onde ficarão as zonas comerciais, residenciais, como serão as linhas de metrô e trabalhar pensando no futuro, ações essa de longo prazo e de resultados consistentes quando acontecerem, não como fazemos agora que se mantiver a bagunça e não aumentar está valendo.


Ainda assim o mais importante é o que faremos para curto e médio prazo?

Primeiro só com benefícios financeiros alguém se move, logo o governo deve abrir mão de alguns tributos, já que consome os mesmos para manter essa máquina velha e ineficiente, que "vaza" pelas juntas, para que as industrias migrem de perto dos grandes centros.

Primeiro Nível
O governo de SP quer manter a Chevrolet aqui, que leve para uma cidade do interior como Marilia, bem longe mesmo, que o governo disponibilize CIDs para que se estabeleça a fábrica lá e que façam casas de boa qualidade, 3 quartos, com 150m2, no valor de uns R$ 60 mil e financiamento de 30 anos para quem se mudar para lá, contrato de trabalho de 5 anos mínimo e vamos encher a cidade de gente, gerar uma nova micro economia etc.
Beneficio fiscal para empresas que tem fretado para os funcionários e para empresas que permitem trabalho em regime home office, desde que mantendo os custos que o funcionário terá por trabalhar de casa.

Segundo Nível
O governo estadual não se mexeu, o governo federal depois de um periodo para que o estado tome as providencias cabíveis assume essa responsabilidade e faz o mesmo mandando para Rio Branco, Cuiabá, Palmas, Campo Grande, Boa Vista etc, efeito colateral é o aumento de demanda em serviços para essas novas regiões e investimentos que nunca são feitos como energia e telecomunicações passarão a ser mais que necessarias, serão interessantes e viáveis economicamente.

Vamos renovar a frota
Carro na rua só até 15 anos após a fabricação, tem um carro de 15 anos e precisa trocar, isenção total do IPI e linha de financiamento especial para facilitar na compra. A receptora é responsável por sucatear o veiculo.
Colecionadores tem que mudar o registro do seu carro para carro de colecionador e só pode circular em horário específico como finais de semana, feriados e fora dos horários de pico.

São algumas idéias que pelo que vejo de decisões do governo para Copa por exemplo, totalmente factíveis, quando veremos se discutirem essas idéias e melhoras no problema ainda crescente do tráfego nas grandes cidades?

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