terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Un viaje en Chile con niño pequeño

Um país perdido na América do Sul, enquanto temos muita correria, sujeira e descaso público espalhado pelo continente, heis que para lá dos Andes temos vida inteligente!

O grande escritor Pablo Neruda tinha como uma de suas temáticas o isolamento que os Andes traziam ao Chile. Em suas casas, La Sebastiana, La Chascona e seu QG em Isla Negra, tinha visão privilegiada da natureza e muito de sua melancolia vem dos Andes, ah se ele soubesse que da mesma forma lhes isolara, evitou que muito do mal que aflige nossos países não passaram para lá.



Primeiro de tudo é importante registrar que a viagem foi com criança pequena, pois no Chile todo casal jovem (menos de 30 anos) tem de 2 a 3 filhos, ou seja a população é muito jovem no geral. Mais essa visão tem uma avaliação adicional, a infra que os pais têm para criar seus filhos...

Fomos a Santiago onde ficamos 5 dias e a Viña del Mar, mais 5 dias.

Bons hotéis, o primeiro pela localização vs preço que são muito bons, apesar do péssimo café da manhã, chama-se Agustina Apart Hotel, achei no Decolar.com. Em Viña além da localização ótima, tudo bom, recomendo muito, Hotel San Martin, comprei no Booking.com.

Hotel San Martin

Os passeios são muitos, mas o básico é ir aos Cerros San Cristoban e Santa Lucia. Visitar a casa do Neruda La Chascona e para quem tem criança o Zoológico é bom. 

La Chascona

Aproveite para ficar um dia todo nessa região, na rua Constituición tem muitos restaurantes bons, tem o famoso Como Água para Chocolate, que é bom mas nada excepcional, vai gastar uns R$ 200,00 com vinho para 2 pessoas. Outras opções estão no Patio Bellavista que tem boas opções, destaco o Backstage, com cardápio variado, bom preço e bem gostoso.
O centro tem muita variedade de arquitetura, prédios belíssimos, assim como o Palacio de La Moneda, onde se governa. Outros pontos são a Plaza de Armas e o Mercado Central. Quem foi ao Mercadão não tem como achar muita coisa, mas é um ponto turístico a conferir.

Achei um site excelente de dicas: http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/


Outro passeio legal é visitar a Vinícola Concha y Toro, com suas histórias e lendas, vale a pena.
Lenda do Casillero del Diablo

Uma coisa que tem aos montes são parques, espalhados em toda cidade, cheia de fontes bem cuidadas e muitas áreas para crianças, com brinquedos novos e muita criança sempre!
Típico parquinho em Viña del Mar

Viña del Mar e Valparaíso são cidades litorâneas vizinhas, muito bonitas e grandes.

Os parques estão presentes em todas as praças pelas praias com lugares para se exercitar e para as crianças brincarem.

Minha decepção é que o Pacífico é congelante, não tem como ficar na água, mal entrar dá, para ir um pouco na água fomos em um parque aquático chamado Aviva, bem fuleiro, mas tem piscina e ok.

Mas é linda a paisagem e o clima de tranquilidade a faz mais bonita.

Em Valparaiso, tem a visita a La Sebastiana, que estava de greve e não conseguimos visitar, o bairro é uma espécie de Boca pelas casas coloridas.

 Valparaiso, perto da La Sebastiana

Restaurantes tem um monte, eu carnívoro na alma, recomendo El Gaucho, ótimo e preço justo.

Chile vai ficar guardado como um lugar muito gostoso e que seria bom até para morar. Muito obrigado aos meus amores: querida esposa Dâmaris e nosso filhinho Arthur, pelos dias mágicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário