domingo, 19 de maio de 2013

Pathétique - Sinfonia número 6 de Tchaikovsky

Comecei a gostar de música clássica não faz muito tempo, mas logo de cara tive o prazer de escutar uma sinfonia que me marcou muito, com a sorte de ter uma Maestro paciente, de nome Cláudio Cruz, que fez questão de explicá-la em detalhes antes de executá-la e assim ela ficou ainda mais marcante.

Primeiro recomendo que quem tiver a oportunidade vá escutar os músicos da Orquestra Jovem do Estado de SP, são muito bons, nossa experiência foi na Sala São Paulo, que ajuda ainda mais!
http://www.emesp.org.br/pt/secao13/28/26/2/Orquestra-Jovem-do-Estado/
http://www.osesp.art.br/portal/paginadinamica.aspx?pagina=salasaopaulo (confira a agenda que tem muita apresentação gratuita).

Segundo o maestro uma sinfonia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinfonia) compõe-se de quatro movimentos, tradicionalmente na ordem: o primeiro é um resumo da sinfonia, com variações ritmo e intensidade, o que faz com que seja um movimento pensativo, que lhe prepara para os movimentos que virão.

O segundo movimento é uma dança, Valsa ou Minueto, conforme a época, que é suave e cadenciado.

O terceiro movimento é uma introspecção, profunda, densa, mais lenta e pode chegar a ser triste.

O quarto movimento é acelerado, intenso, subindo para o grand finale, onde entram as batidas, pratadas e tudo mais para que se acabe no auge.

A Pathétique muda tudo e é tudo mesmo, mesmo com uma só inversão. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinfonia_n.%C2%BA_6_(Tchaikovsky)

As duas primeiras respeitam a ordem normal e vão em uma delicadeza e paz perceptíveis, introdução forte, belíssima valsa e depois vamos ao ápice no terceiro movimento, é quase como que como faltasse uma parte, todos aplaudem o movimento, aquela sensação de que melhor não fica e então começa o quarto movimento, sofrido, dolorido e profundo, caminha como se a música fosse acabando, até que batidas de coração começam a soar nos contra baixo, de arrepiar e vai morrendo, morrendo até que acaba, triste e inexplicável, o que Tchaikovsky quis com isso e quais contextos nessa criação?

É sabido que Tchaikovsky morreu poucos dias após a exposição da sexta sinfonia e essa batida de coração parando foi quase um bilhete anunciando sua morte.

Por mais que oficialmente tenha morrido por cólera, mesma morte de sua mãe, mas o que se especula é de que ele teria se suicidado, em todas as teorias que li, o motivo é o de ser homossexual, que como era considerado crime na época, ele resolveu findar a própria vida, antes de que o fato se tornasse público.
Alguns dizem que o suicídio foi mandado pelas autoridades da época e ele teria tomado cicuta, mesmo veneno que Sócrates usou em sua morte.

Neste novo contexto, os sentimentos variam entre altos e baixos do primeiro movimento, com o romance da valsa no segundo movimento, com a alegria e êxtase do terceiro movimento e por fim a melancolia e depressão do quarto movimento que literalmente morre no fim, será que ele soube se expressar em sua arte??? É isso que os gênios faziam sempre em suas áreas de conhecimento.

Mais que a história é ótimo escutar a Sinfonia n6, Patética, de Tchaikovsky

Nenhum comentário:

Postar um comentário