quinta-feira, 23 de maio de 2013

Polêmicas, como tratá-las? Temas como Homofobia, Proteção dos Animais e Aborto

Discussões sobre o aborto, proteção dos animais, da natureza, defesa da mulher, respeito aos idosos e deficientes nas vagas exclusivas, tudo isso o facebook nos mostra todo dia, cada um com sua visão e versão, alguns mais radicais e outros mais reflexivos, e é daqui que começo a desenvolver uma idéia...

O Homem
Como escreveu Thomas Hobbes o Homem é o Lobo do Homem, que sem um contrato social, onde todo ser humano abre mão de um pouco da sua liberdade e livre arbítrio, para que possamos viver em sociedade, não conseguimos viver em paz.

Esse contrato social é estabelecido com o Estado, que deve ser soberano, segundo ele a representação do Leviatã, o grande monstro dos mares grego, citado também na Bíblia  por ser temido e respeitado, acima da vontade do indivíduo, ou seja, cada um pode ter sua opinião, mas as leis servem para que o melhor para a sociedade prevaleça.

Os debates sobre a composição das leis e costumes são ainda mais antigos, na polis grega, os senadores tinham a incumbência de deliberar e filosofar sobre idéias e o que era melhor para o todo, mas o Homem sempre foi o Lobo do Homem e a corrupção, a venda do seu direito de pensar e expor sua opinião podia facilmente ser comprada em troca de poder, dinheiro ou o que mais valesse a pena para o próprio benefício.

Ou seja o bem e o mal, vindos do fruto da árvore proibida, a do conhecimento, estão presentes em todos os Homens e somente artifícios como regras (podem ser costumes, valores etc), punições e o medo, podem fazer com que um grupo muito maior de pessoas se relacionem em "paz".

Os dias atuais
A relevância e importância dada aos temas são confusos, são moda (da matemática mesmo, que repete-se algumas vezes e já tende a se manter) e se preocupa com o que aconteceu e não o que gerou.

Em dias em que se os pacientes do SUS morrem nas filas e faz-se filtros e mais filtros para que se priorize pacientes críticos etc, da classe média à classe alta.
Pede-se por um hospital para animais antes de se atender aos menos favorecidos, ou seja, já livraram o dele e o da sua família e que se dane o próximo, com o argumento de "que tem animal melhor que gente..." etc etc, traduzindo: pimenta no dos outros é refresco...

Homofobia / Humanofobia
Quais são nossos valores? O que queremos ser???

Por que desrespeitar um homossexual tem que se tratar como prioridade em relação ao índio, ao negro, ao crente, ao pai de santo etc?
Primeiro que preconceito de cor (raça é humana para todos) é o maior absurdo possível, cada um nasceu do jeito que é e tem que ser respeitado. Piadinhas não vejo como preconceito e nem vou me alongar.
Religião, sexualidade, time de futebol etc são passíveis de escolha e você tem o direito a não gostar das escolhas dos outros e inclusive de não querer ficar perto, mas desrespeitar não, de qualquer forma.

Sejamos contra a humanofobia, ao hitlerismo e movimentos similares, respeitemos os diferentes e as diferenças, pois ao pensar podemos escolher o caminho a seguir, mas o contrato social proposto por Hobbes, é necessário para que haja paz.


O Aborto
Eu nunca fiquei grávido e por ser homem não ficarei, não sei, nem saberei como é, se é bom ou mal, vou sofrer pelo parto, com enjoos e tudo mais, não sou apto a discutir a gravidez e por isso não sou apto a justificar a interrupção ou não.

Existem tantas mulheres em diversos campos de conhecimento, religiosas ou não, que poderiam travar um debate mais profundo e amplo, por que os homens querem se meter de forma conceitual em um problema real? Elas sabem a parte conceitual tanto como os homens, com o conhecimento adicional de serem as maiores interessadas no assunto.

Vi uma palestra promovida pela HSM de alguns pesquisadores do MIT que o desenvolvimento de próteses cresceu, quando pessoas que tinham membros faltantes, entraram  na pesquisa, pois eles não querem, mais leve etc, eles querem algo que os ajude no dia a dia, que tenham um pouco de cada coisa na medida que os ajude, quem não passa por isso, não consegue ver esse lado da história.

Mais uma vez pimenta...

Como sair dessas polêmicas
Esses como outros assuntos são tratados por apaixonados radicais, cegos para as opiniões divergentes e detentores da verdade etc
A verdade é que diferimos de pensamentos em diferentes assuntos, isso é natural, podemos argumentar e debater, mas temos que respeitar o próximo, temos um contrato social para honrar, não continuemos sendo lobos de nós mesmos, evoluir é preciso, talvez seja possível...

Um comentário: