segunda-feira, 27 de maio de 2013

Justiça nos tribunais vs com as próprias mãos

Justiceiro é um termo velho e que tem que goste e que abomine, mas o fato é que existem e talvez o contexto social e político maximize ou minimize a aparição desses.

Em filme Hollywoodiano tem de monte, aquele que perdeu amigos e parentes, ou que é perseguido pelas autoridades e vai atrás de justiça, ou seja, nos EUA o justiceiro é o mocinho, mas em geral ele não é tão bom assim.

Em tempos de bandido atacando polícia, muitos policiais sacam as armas frias e esfriam muitos os seus possíveis agressores, na clandestinidade, certo ou errado, isso acontece.

Mas eu acho que acontece mais porque a justiça nos tribunais e nosso sistema penal é uma porcaria, demora para julgar, solta fácil, sob a alegação de cadeias cheias, cria um depositário de gente em qualquer lugar, mas prende os bandidos, depois vamos avaliar os crimes mais graves e colocar esses caras no depositário de gente e os menos graves vão para prisões melhores onde se prepara esse preso para voltar ao convívio social.

Mas por que esse tema? Acho que um sinal amarelo acendeu essa semana que passou, um homem resolveu acabar com um problema que eventualmente a polícia ou o condomínio não resolveram e se trajou de justiceiro, mesmo que para um assunto fútil, e matou um casal de vizinhos deixando a filha deles órfã, um crime bárbaro fruto de quê, de um maluco psicopata ou de um estressado que não acredita que vão resolver o problema dele e teve um surto psicótico? Eu acho que o segundo, afinal depois de ver o absurdo que fez, se matou.

Quantos não pensaram que o Renan, o Maluf, o Dirceu e outros políticos podiam morrer? Quem nunca ouviu alguém "brincando" em jogar uma bomba em Brasília, no congresso, o que nos livraria de tantos bandidos, esse estres de corrupção desenfreada sem punição, com políticos fazendo o que querem podem sim gerar justiceiros políticos, mas isso é uma temeridade, pois cada um entende justiça sob sua ótica e sem um juiz moderando os conflitos, resolvendo tudo a bala, a premissa do contraditório não existe e acho que caminhamos para isso.

O poder de conter o caos e uma guerra civil iminente, assim como uma ditadura articulada pelo governo é do Judiciário, tanto melhorando nosso sistema penal, como agilizando os prazos em que corre um processo, reduzindo os recursos em tantas estâncias quanto se quer e sem liminares a perder de vista para atrasar os julgamentos e capacitando melhor a polícia, inclusive pagando maiores salários a quem sai as ruas e não só a delegados.

Espero que esse alerta da barbárie em um condomínio de alto padrão seja um alerta falso, pois temo que estejamos caminhando para dias ainda mais difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário