sexta-feira, 21 de junho de 2013

Multi Mídias, como nos comunicamos???

O homem sempre teve a necessidade de se comunicar com tudo e com todos, como diria o Chacrinha, quem não se comunica, se estrumbica...

Mas qual é a comunicação mais eficiente??? Não existe, depende da situação, da pessoa, da informação etc, hoje vemos muitas opções, que foram surgindo conforme a demanda.

Inicialmente a comunicação era um sinal visual, uma fumaça, uma luz, que indicava um aviso ou alerta, mas não continha mais informação que isso, como tochas, fogueiras, acender ou apagar, pode indicar coisas distintas, sempre vemos em filmes que se combina uma ação ao apagar da luz, ou assim que acender etc, pois é um sinal que permite o inicio, sem precisar de sons.

Depois avançamos para transmitir conteúdo e contextos como os faróis de navegação, o código morse, que gera o telegrama e cada vez nos comunicamos mais longe, depois o telefone e passamos a dispor de muitas ferramentas para falar com alguém.

Mas faltavam ferramentas para falar com muitos, passar mensagens, como o farol, surgem os meios de comunicação em massa, que ou se replica muitas vezes a mesma informação, como a mídia impressa, ou se distribui a muitos em uma única vez, como o rádio.

Com essas novas mídias porém, podíamos passar nossa versão de qualquer fato ou história como verdade e caberia ao ouvinte decidir sobre a credibilidade desta, o que passa a acontecer quando diversas mídias em diversos formatos tratam dos mesmos assuntos, é como uma vigilância mútua que inibe a mentira, não a evita.

Depois do rádio com sua informação, vem o entretenimento e surgem rádio novelas, transmissões esportivas, além das músicas é claro, que compõem o conteúdo básico de uma rádio e esse mesmo formato ganho imagem e posteriormente cores na TV, formando o que ainda hoje é o grande veículo para se comunicar em massa.

Porém na chegada da internet, uma combinação de conceitos faz com que dois modelos de comunicação se combinem, a comunicação individual e em massa, onde posso colocar meu conteúdo à disposição de todos e ainda direcionar esse mesmo conteúdo à pessoas específicas, além de que essas ou quaisquer outros podem interagir com meu conteúdo.

Essas manifestações que estamos vivendo no Brasil é um grande aviso à TV de que ela está se tornando o rádio de outrora.
Quando dos "Caras-Pintadas" no início da década de 90, que orquestrou o impeachment do Collor foi a TV, mais especificamente a Globo, a mesma que influenciou diretamente para que este fosse eleito, imaginava-se até agora que sem uma grande emissora comprar uma ideia, nada mudaria, mas isso está mudando...
O manifesto iniciou-se virtualmente e se tornou real, apesar da pequena repercussão na TV, depois a TV descredenciou o movimento tratando-os como baderneiros sem causa, vide declaração do Arnaldo Jabor.


Depois começou a tomar um tamanho, que todos começaram a se mobilizar e independia do que se passava na TV como o Datena, que queria direcionar a opinião de uma pesquisa dele, mas já estava incontrolável, a opinião era formada por todo conteúdo que circula em todas as mídias ao mesmo tempo, com a internet, não existe esse filtro, hoje qualquer um opina, inclusive eu...


E esse novo meio de comunicação é tão forte que a Luana Piovani teve que sair do Twitter após dizer algo que desagradou seus seguidores, jogadores de futebol, políticos e outros mais, quando erram online, tem que se retratar em tudo quanto é mídia, pois ganha uma proporção muito grande, o próprio Jabor afirma "amigos eu errei", quanto à crítica feita à manifestação.




Hoje é assim, imprevisível e avassalador, pode-se compartilhar curtir, dar RT, sair para as ruas, mudar o mundo, hoje a comunicação é multi-mídia e multi-pessoal, é de e para todos, do jeito que quem está quiser...

Hoje o poder é desse grandes portais, um controle ou direcionamento deles, impactaria em qualquer sociedade no mundo, vide Egito, Turquia etc e mais recente o Brasil.

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